[Estr.] Melhorando o farm

Discussão em 'Itens, Estratégias e Mini-Guias' iniciada por justiceiro, 6 Janeiro 2013.

1. justiceiro

justiceiro Ex-moderador, não respondo pelo fórum

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,211
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Bem, depois de muitos meses treinando acho que finalmente consegui desenvolver uma técnica mínima pra farm. Primeiro ou vou passar a parte teórica e depois a prática.

Bem, em primeiro lugar a pegunta que você deve se fazer é: eu realmente preciso farmar? Hoje em dia o metagame tá cada vez menos dependente de farm e privilegiando o push. Além disso, até mesmo seu objetivo como suporte não é ficar dando deny, e sim dando harras, pois o hero inimigo ganha um pouco de experiência mesmo com deny, mas o mesmo não vale pra pra um inimigo recuado. Além disso, deny é responsabilidade maior do hard carry, pois ele não quer que a lane nem avance nem recue(explicarei melhor daqui a pouco). Então, a menos que você esteja num game com um hard carry onde seu time esteja garantido seu free farm, esse guia não vai servir pra você.

Ok, agora alguns adendos: Primeiro, meu treino simplificado foi basicamente sem bots inimigos, então tava tudo free farm. Então a experiência real pode diferir. Segundo: basicamente meus teste foram com hero ranged, então com meele algumas coisas podem não servir. Terceiro: eu tenho por opção pessoal deixar o auto ataque ligado, então eu não sei se isso vale pra quem gosta de deixar o auto ataque desligado. Quarto: não vou entrar em mínimos detalhes sobre quanto cada creep dá de gold nem em quanto de experiência se perde com deny. Pesquise o que são deny/lh e que tipos de creeps existem no jogo antes de vir aqui ler esse guia.

Seção 1: fundamentos do farm

Os pontos a seguir são essenciais na hora de farmar, então é preciso que você se lembre deles durante toda a lutar. Eu tentei deixar uma ordem de importância, então os primeiros são mais importantes que os últimos. Os últimos podem nem ser verdade na maioria dos casos, mas os primeiros sempre são.

1. Sobreviver> LH:
    2. Quantidade> qualidade:
    3. Lane>jungle:
    4. LH> Deny:
    5. Sempre priorize os seguinte lh: Torre> herói> siege>ranged>meele>resto.
    6. Longe da torre> perto da torre:
    7. Perto dos creeps é sempre mais fácil dar lh.
    8. Lane balanceada>lane desbalanceada:
    Seção 2: Como treinar corretamente

Agora vamos as táticas práticas:
    Bem, geralmente eu gosto de fazer seções de treino de no máximo 10 minutos, até por que solando assim você pega level 9, o que é muito tempo já na lane e já fica até bem fácil de dar lh. Toda vez, eu procuro olhar e ver como está minha média no final do jogo. Tente manter sempre um alvo. Tipo, comecei fazendo 20/10 no total free farm usando skill do clinks sem itens(kkkk, noob), daí comecei mirando em 30, depois passei pra 40, depois pra 50. Beleza, depois passei a não usar skill e cai de novo pra 30, depois passei pra 40 e comecei a melhorar meus denys, chegando fazer um score médio de 45/21 (que apesar de ser bom considerando era sem skill e sem nenhum item fora os iniciais, mas considerando que ninguém me gankava, dava harass ou jogava skill, tem muito que melhorar ainda). Ou seja, meu alvo ainda é 70 creeps mortos de média em 10. Enfim, sempre estabeleça uma meta razoável e tangível, pois você não vai melhorar tão rápido quanto você pensa(isso eu consegui em coisa de 3~4meses).

Forma antiga e simplificada de preparar o treinamento: Vá em criar sala e edite as configurações da mesma, marcando a opção ativar trapaças(imagem em breve). Inicie o jogo e escolha seu hero. De preferencia há um que você queira/precisa jogar, pois se você treinar com um hero que tenha uma animação muito lenta, ou ranged quando você gosta mesmo é de meele, na hora de usar seus conhecimentos você vai render pouco. Se quiser aprender mais, escolha um hero por semana, mas não varie mais do que 2. Agora aperte play e depois pressione "enter" e digite:
    Código:
    -startgame
    Nessa hora, compre seus itens iniciais e de tp na sua lane. Nas torres do mid, os creeps chegam aos 15 seg, mas no bot/top, eles se encontram aos 30. então seja rápido. Caso não queira dar tp, não digite start game até estar no meio do caminho. Mas o ideal é que você já esteja lá antes os creeps chegarem sempre. Lá, fique atrás dos seus creeps caso seja ranged, ou um pouco do lado do creeps caso seja meele(imagem em breve).

Casos seja um hero ranged, pressione a tecla 'a' e depois fique pressionando a tecla 's'(não segure, aperte e solte a cada 0,2 segundos- ou o mais rápido que puder). Faça isso com seu dedo mindinho e anelar respectivamente sempre com o pulso levantado (se apoie com seus dedos, não seu pulso - isso evitará problemas no futuro, já que todo dia você deve fazer esse treino, usar o indicador vai acostumá-lo mal e atrasá-lo na hora de lançar magias). Comece a observar os creeps e acompanhe aquele que estiver diminuindo de vida mais rápido. Quando ele estiver perto de morrer, pare de apertar 's' e clique com botão esquerdo em cima dele. Repita o processo indefinidamente :'( . Claro, fique sempre de olho, e faça ajustes, algumas coisas podem ajudá-lo.

Se estiver com hero meele, o processo é diferente. Fique clicando com o botão direito na area onde seu hero estiver, movimentando-o ali perto do seu creep ranged. Quando o algum creep estiver com menos da metade da vida, aperte 'a', depois clique esquerdo no creep(isso ajuda a não esquecer de apertar a na hora dos deny), e depois aperte 'a' novamente! Quando seu hero finalmente alcançar o creep, fique atento. Se você achar que vai conseguir dar o lh com aquele golpe, deixa o ataque rolar. Senão, comece a apertar varias vezes a tecla 's', como acabei de explicar pra um hero ranged. Quando achar que é a hora do lh, clique esquerdo no creep. nesse momento você olha se tem algum outro creep que vai ser morto em meno de 2 segundos a seu alcance. caso sim, avance nele, senão volte pra trás do seu creep ranged. O ideal é usar creep aggro pra colocar os creeps inimigos mais perto de você, mas isso num é algo nada trivial de se fazer.

Forma estruturada e efeitiva de preparar o treinamento: Com o novo sistema de treinamento da valve, treinar lh agora tem um suporte bem mais rebuscado. Agora, ao invés de ir em criar sala, vá em "treinamento" na tela jogar. No mapa que aparecer, lá embaixo de bleeding hills, deve ter uma torre com a opção "praticando finalizações". Clique nele edepois em iniciar na janela que surgir. Escolha seu herói. Compre seu itens e vá pra sua lane. Só quando já estiver nela, clique na lane onde deseja que os creeps apareçam.

Nesse treinamento, vai aparecer quando você atacou muito cedo ou quando demorou muito. Além disso, terá estatíticas pra você acompanhar o seu progresso. Contudo, também haverá um bot dando harras e te matando se conseguir. Então, até de range você vai ter que ficar movimentando seu hero pra num morrer. Basicamente, o procedimento do hero melee permanece o mesmo.

Esse treino é mais realista, mas ainda não tem nem ganks nem push, então ainda não é perfeito. Vamos por assim: se você num joga dota a muito temp, talvez é bom começa com a opção antiga. Caso contrário, acho que você já consegue prestar atenção a mais coisas ao mesmo tempo, então use o oficial mesmo.

Eu sempre faço três seções de 10 min antes de jogar qualquer jogo, até por que convenhamos, ninguém vai depois de perder 3 jogos direto começar um treino de lh né? Mas atenção, um jogador profissional de dota recomendeva que fossem 40min usando skill, 40min sem skill e depois 40min com bots, mas acho que num é qualquer um que tem animo pra treinar tudo isso pra jogar um pub com amigos.

Seção 3: Eleve-se ao nível profissional:
    Fique atento agora há umas dicas gerais, que você deve sempre tentar aplicar mais e mais em cada jogo:
    • Lh fácil = deny fácil.
    • Fique atento a: Hero> Torre> siege> ranged > meele:
    • Fique atento ao ritmo da morte:
    • "Procure pelos creeps."
    • Mantenha seus creeps na base da tela.
    • Treino fácil, jogo difícil, treino difícil, jogo fácil.
    • Gaste seu dinheiro sabiamente.
    • Posicione a esquerda pra atacar e a direita para defender
    • Comemore a queda do ancião inimigo, lamente a queda do ancião aliado.
    • Faça a diferença.
    • Skill em área vem por último.
    Lembre: não precisa aprender tudo isso de uma vez, comece com os primeiro pontos e quando já estiver aprendido bem, passe pra próxima.

Acho que por hoje é só. Me digam o que acharam(e os resultado) no comentários.

Update 28/05/14: Adcionado o novo sistema de treinamento da própria valve
  2. dargean

dargean Membro Jr.

Registado em:
    31 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    223
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    dargean
    Muito fera cara, mas existe só um problema: está muito grande, ruim para ler.

Sugiro que torne o texto menor.

Abraços!
    GLK curte isto.
  3. Shigueo

Shigueo Membro Jr. Staff Member

Registado em:
    26 Setembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    399
    Pontos de Troféu:
    83

concordo, da uma editada pra ser mais "leve" a leitura, o conteúdo está otimo, apenas enfeita um pouco e encaixa umas imagens pra atrair a atenção da galera
  4. pedroviskp

pedroviskp VIP

Registado em:
    26 Setembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    55
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    pedroviskp
    Vou dar a minha opinião sincera: li a maioria do guia e achei muitas coisas erradas, ao meu ver, vou listar algumas:
    Não existe creep com velocidade de ataque muitas vezes maior do que qualquer herói, e esse não é o principal fator que vai atrapalhar o seu deny;
    você foi contraditório, primeiro disse que é melhor quantidade do que qualidade e depois disse pra priorizar torres e catapultas, além disso, o ranged creep é geralmente mais facil de creepar, por que tem menos HP;
    acho que nem de full suport vale a pena fazer isso...
    muito raro disso acontecer, a torre normalmente tem prioridade sobre herois no seu range
    o botão S funciona tanto para herois meele quanto para herois ranged.

depois eu termino de ler, se eu achar mais erros eu posto aqui
    GLK curte isto.
  5. ifaked

ifaked Iniciante

Registado em:
    11 Janeiro 2012
    Curtidas Recebidas:
    3
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    iifaked
    Ótimo guia !
    Só está um pouco extenso, dividindo-o por seções seria uma boa.
  6. scorp

scorp Iniciante

Registado em:
    14 Setembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    18
    Cara,sem querer criticar,mas você fó cria tópicos gigantes =/
    GLK curte isto.
  7. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,211
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Realmente, tá gigante mesmo. Vou dar uma editada.
    E eu vou dar minha opinião sincera, eu não gosto de você! HEUHEUHEUHEUHEU
    Brincadeira mano, tu é uma grande ajuda aqui na comunidade, vamos passar sua indagações por partes:

Ops, falha no meu português. A frase que você mencionou na verdade devia estar assim:
    Faltou essas duas vírgulas aí. O que eu quis dizer é que um hero geralmente começa com cada ataque durando 1.35 segundos, enquanto que um creep geralmente solta um ataque por segundo. Se o hero tiver uma animação menor, comprar itens que aumentem sua velocidade de ataque, usar animation cancel, ele até pode soltar mais de um ataque em menos de um segundo, mas no caso geral isso não acontece. Então imagine o cenário: Você está na lane e só tem um creep ranged seu com life cheia e do outro lado temos 3 creeps ranged e 3 creep melee(acontece as vezes). Os creeps ranged chegam a um pouco menos que o dobro de dano que um hero meele. No caso geral, o dano de um creep ranged é de ~6% do life em um creep meele, então num creep ranged o dano é de ~12%. O meele causa dano de 3.5% em outro meele, mas no ranged acaba causando 7%. Se todos os creeps atacarem juntos, depois pra primeira onda de ataques teremos um creep com life em torno de 43% que não pode ser denado. Eu sei que ele vai morrer na próxima onda de ataque, então, pra denar esse cara, eu tenho que soltar um ataque exatamente depois do primeiro ataque dos creeps inimigos(43%->37%), mas antes de todos os outros ataques chegarem, só que tipo, tem hero aí que tem no minimo 0.35s pra fazer o ataque mesmo com animation cancel, isso sem contar o tempo de velocidade do projétil em caso de heros ranged, te dando ai mais 0.2 segundo no pior caso. 0.5 segundo pra preparam ataque e torcer pra que ele chegue antes que os rápideis projéteis lançados pelos heros ranged. Enfim, as vezes quando eu vejo que dar pra clicar no creep já, eu clico sabendo que a flecha só vai chegar depois que o creep já estiver no chão. Heros como pa até são capazes de dar deny nesses casos(a velocidade de atauqe dela já é elhor que a dos creeps desde de os primeiros léveis), pois sua velocidade é bem reduzida até, mas no caso geral, isso é bem difícil.Só explicando assim num da pra entender muito bem e fica cansativo(o que aconteceu no texto todo), mas em breve eu boto imagens pra explicar melhor.

Eu disse que as torres são as únicas exceções á essa regra:
    E disse que é bom se "livrar" dos siege quando possível, quando não for, é pra ficar atento ao seus ataques. Exemplo: Você tá na lane e de alguma sua catapulta começa a sofrer dano, fica com o mínimo de hp e chega outra wave, e o creeps ignoram a catapulta quase morrendo(isso acontece muito). Se você ver que todos os creeps inimigos tão de life cheio/mais da metade, vire-se para a catapulta e tente dena-la. Se não, se preocupe em lh dos creeps, até por que a catapulta vai tá la pra encher o saco. Siege nunca focar os mesmos creeps que todo mundo foca, farmar com uma do lado é um pé no saco. Eu também disse que você deve tentar atacar apenas se for pra dar lh, num é pra ficar embaixo da torre atacando até ela morrer, nem numa catapulta de life cheio até ela morrer(a menos que seja o único lugar "seguro" no momento).
    Em cada wave aparece um ranged creep que quase sempre fica atrás dos outros. Ir lá matar ele é arriscado, quase sempre em que você estiver lá atacando ele vai ter outros creeps morrendo(só dois meele valem mais que um siege até). No late game, tudo bem, vai lá nos ranged e usa as suas skill mais poderosas pra matar tudo, mas o guia é focado no early game, tá lá no começo. Tem até alguns casos em que realmente tem um creep meele e um creep ranged morrendo simultaneamente. Sendo seguro, vá pelo ranged, lógico, mas se tiver um dk ou uma ursa lá e você for meele, talvez seja bom esperar 3 segundinhos.

Verdade, vou tirar isso.

Sim é raro, por que jogadores inteligentes também são raros(hehehehe). Mas veja o vídeo que eu postei lá sobre creep aggro, e em especial pra parte de torres. Usando orb walk, heros como drow podem facilmente evitar o foco de torres e matar aquele hero com pouco life, se estivermos acompanhado de creeps aliados. Na lista de prioridades que você botou , é sempre atacando herói, mas magias não são consideradas ataques ao heróis. Desde que possamos garantir que os creeps estão mais perto da torre que nós, e só usando magias para causar dano, uma dupla pode avançar pela torre tranquilamente quando existem creeps por perto. Em campeonato não é raro ver isso.

Em heros ranged o efeito de h e de s são basicamente iguais, mas isso não é verdade para heros meele. Considere as seguinte situações:
    Um hero meele(naga) está na lane e aparece um creep no "campo de ação" dele, ou seja, o creep não chega a atacar mas fica a vista dela. A naga obviamente se dirige até ele e o ataca(isso com o auto-ataque ligado).
    Agora mesma naga está na mesma lane e o mesmo creep se aproxima. Se eu pressionar 'h', a naga vai parar completamente, ela não vai se mover sem que eu de comando pra ela. Ela vai ignorar os creeps que estiverem muito longe pra ela atacar, mas se alguns chegar a enconstar nela, ela vai atacar, mas sem sair do lugar. Se eu pressionar h enquanto um creep estiver encostando da naga, ela vai ficar resetando o ataque
    Se eu pressionar 's' ela não vai parar. Vai se dirigir ao creep ignorando complemente quaisquer tentativa de eu pressionar 's' quantas vezes quiser. Mas, quando eu chegar no creep, ai ele vai ficar resetando o ataque e vai seguir o creep mais próximos caso o mesmo se mova. A curta distância, o comportamento de ambas as teclas é igual, mas a longa distância, elas diferem um pouco. O s só para o ataque. O h para o ataque e o movimento(dica: sob efeito do ult do blood seeker, nuca use 's' para parar, use sempre o 'h').

Fiz as alterações já, em breve imagens.
    Em breve, nas livrarias: "50 páginas por tópico" :p
    headhunter_9 curte isto.
  8. neco_o

neco_o Iniciante

Registado em:
    2 Março 2012
    Curtidas Recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    necoo_
    Mto top o guia, tá meio longo mas dá pra ler sem dormir :)
    Abrass
  9. equilles

equilles Iniciante

Registado em:
    3 Abril 2013
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    top o guia... vlwww
  10. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,211
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Só passando pra dizer que vai demorar um pouco mais pra fazer as gif/imagens. Infelizmente eu num tenho processador pra reproduzir um replay e gravar ao mesmo tempo. Na qualidade mais baixa ficou horrível, então até a valve começar a aceitar replays de dota no source filmmaker, o tutorial vai ficar assim mesmo :/
  11. venancio12

venancio12 Colaborador

Registado em:
    16 Setembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    416
    Pontos de Troféu:
    83
    "O que eu quis dizer é que um hero geralmente começa com cada ataque durando 1.35 segundos" Só o Alch com ult ativo tem BAT baixo assim. De resto, não passam de 1,45(AM).

"All Heroes have a BAT of 1.7 except for the following:
  12. Ampères

Ampères Iniciante

Registado em:
    6 Agosto 2012
    Curtidas Recebidas:
    125
    Pontos de Troféu:
    43
    Quantos creeps e denys , são excepcionais em 10 min de jogo e em 20 min de jogo ?
    Dividindo as classes de Support , Solo mid e Hard Carry .
  13. Beregula

Beregula Iniciante

Registado em:
    13 Julho 2013
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    Steam ID:
    128637971
    quando vc diz support, solo mid, é complicado responder valores. por exemplo: um Storm Spirit solando mid, da uma reduzida grande no farm antes dos 10 minutos, quando o time dele tem potencial para ganks, mas o mesmo Storm foca muito nos 10 primeiros minutos de farm se o seu time não tiver muitas chances de sucesso para realizar ganks, um exemplo seria uma lane contra um jakiro+sven ambos tem disable em area e se eles tiverem ward vc não conseguira pegar eles mal posicionados para iniciar o gank e não valera a pena dar um dive na torre deles e arriscar tomar um kill. Então esses números variam para a função especificar de um jogo. poderia dizer algo em torno disso:

10 minuto lh+deny:

hard carry: 80 a 90 seria um valor alto, não diria excepcional se você pretende chegar a números iguais a de jogadores profissionais, mas para pubbar e se divertir esse numero é bem grande.

solo mid ganker: algo em torno de 40 a 60, varia muito do herói, um Night Stalker passara depois dos 6 minutos de game tentando aproveitar o máximo a primeira noite para conseguir kill, já outros gankers com "impacto" menor nos primeiros 10 minutos irão depender de runa para gankar, ganhando mais tempo para farmar.

solo mid fixo: terá um valor bastante próximo ao do hard carry, podendo dizer 70 a 80.

Se quando você fala em support vc se refere ao offlane/avançado/"carinha da lane suicida" como quiser chamar, é muito mais difícil estipular um valor, já que você poderá enfrentar: 1x1, 1x2, 1x3.
    Mas se tratando de treinar solo deveria conseguir um valor em torno de 70 ou mais, mas não espere conseguir esse valor num jogo competitivo, mesmo que seja num jogo de baixo nível.

Mas se quando você diz support se refere a um babysitter, roaming, ou algo do tipo, não existe um valor, já que o ideal é deixar totalmente os last hits para o carry, e sua única obrigação é mantê-lo farmando de forma segura, e explorando falhas posicionais para tentar ganks ou dar harass suficiente para mantê-lo longe da área de experiência.

Já aos 20 minutos não existem valores excepcionais, tudo depende do tipo de jogo que se tornou, e por agora, eu não saberia enumerar caso por caso.
  14. ceuvermelho

ceuvermelho Iniciante

Registado em:
    14 Fevereiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    36
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    76561198047941446
    Muito bom o guia.
    Para os players que preferem aprender lendo gastam cerca de 15 minutos de leitura.

Para os que ainda vão descobrir jogando sozinho e sem buscas, vão levar um bom tempo para aprenderem tudo isto sozinho.
    bom trabalho.
  15. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,211
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Acho que foi um erro me basear em clinks :p
  16. Pingz

Pingz Iniciante

Registado em:
    27 Agosto 2013
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    Steam ID:
    pingeric

Creio que o BAT é somado com a AS que a AGI dá, não?
  17. venancio12

venancio12 Colaborador

Registado em:
    16 Setembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    416
    Pontos de Troféu:
    83
    Só os de Agi que conseguem baixar tanto. Sniper com WB chega a 1,37s. Riki/BH com PMS talvez bata 1,35s. Morph com WB+uns 4-6 pontos de agi tambem bate, eu acho. O resto, não conferi mas 1,35s é um numero muito baixo de inicio, média dos carrys deve ser 1,4-1,5s dependendo da saida.
  18. Pingz

Pingz Iniciante

Registado em:
    27 Agosto 2013
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    Steam ID:
    pingeric
    Talvez tenha sido isso que ele quis falar. haha
  19. venancio12

venancio12 Colaborador

Registado em:
    16 Setembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    416
    Pontos de Troféu:
    83
    Tem que sempre considerar o BAT e não o AT, AT é um valor aleatorio que vai depender dos itens e de skills.
  20. AlvaroChagasi

AlvaroChagasi Iniciante

Registado em:
    6 Novembro 2013
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    AlvaroChagasi
    Gostei muito ! Vou terminar de ler logo...

Partilhar esta Página