(Guia) Hard Carry - Controle de Lane , Split push e Picks em brackets baixas

Discussão em 'Itens, Estratégias e Mini-Guias' iniciada por -oliruM-, 8 Setembro 2016.

1. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    723
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Bom dia
    Em meus últimos 3 guias sobre essa posição/role falamos sobre :
    Guia 1 - Informações e números sobre o farm
    Guia 2 - Perfil psicológico do jogador e tomada de decisões
    Guia 3 - Amplificadores de Farm , Map Awareness e posicionamento

Com o tempo, jogando , adquiri mais experiência nessa role e hoje posso trazer a vocês mais algumas dicas sobre esta posição e vou estar aqui repassando para quem tiver interesse. Digamos que seja uma parte 4 rs.

Controle de Lane
    O que é controle de lane?
    O conceito é muito simples , é você não deixar a lane avançar em nenhum sentido, ou seja, você vai farmar os creeps uma wave atrás da outra praticamente no mesmo lugar do mapa.

A matemática aqui é simples, pra cada ataque seu em creeps inimigos , você vai dar um ataque em creeps aliados. Fazer este tipo de controle não é algo que requer muita habilidade do jogador, porém 80% dos jogadores do dota 2 não sabem executar este fundamento do jeito que deveriam executar.

Você como um bom carry, deve treinar este fundamento, de preferência procurar farmar bem perto da sua torre , para evitar bons ganks na sua direção e atrapalhar a vida do off lane adversário

Uma boa dica para você perceber que está executando um bom controle de lane, é observar se o seu creep mago na lane está morrendo primeiro do que o mago inimigo , isso é um bom sinal de que a lane não vai avançar.

Um "erro" de muitos players é ir para cima do offlane adversário desde o começo para ajudar o suporte a zonear o off lane no lvl 1.
    A dica que eu dou nesse caso é evitar fazer isso a não ser que você tenha certeza que existe a real possibilidade de First Blood! Caso contrário, fique na lane e a controle!
    Dessa forma , você nerfa o off lane muito melhor do que se estivesse lá zoneando. Zonear o off lane é função do suporte, denar na lane é função sua como carry.

Se você tiver executando um bom controle de lane , NÃO EXISTE A NECESSIDADE DO SEU SUPORTE FAZER PULL, converse com ele nesses casos, um pull nessas horas vai te obrigar a tentar das lh debaixo da torre, o que é bem mais complicado e irá avançar a sua lane.

Caso você por algum motivo tenha perdido o controle da lane , você pode pedir ao suporte ou você mesmo pode fazer , um pull lateral para resetar a lane e começar o controle de novo, de preferência leve os creeps para um pull médio ou grande de neutros, aonde todos eles vão morrer.

Há vários vídeos na internet sobre o assunto. Abaixo segue um que eu gostei.

Até quando devo fazer controle da lane?
    Geralmente nos minutos iniciais, quando os suportes ainda estão na sua lane e não começaram a rotacionar. A partir de um determinado ponto, em que você já tenha fechado uma bota ou algo do tipo, você pode escolher se continua ou não com o controle de lane.
    Observe o jogo com atenção e se pergunte algumas questões:
    Seu carry entra no jogo mais rápido do que o carry adversário?
    Se a resposta for sim , considere a opção de avançar a lane e levar a torre cedo em comparação ao carry adversário , para rotacionar para a off lane e atrapalhar a vida mansa dele. Dê preferencia de levar a torre depois que pegar o seu lvl 6.
    Seu carry tem habilidades boas de farm com creeps neutros?
    Se sim , após pegar um certo lvl , avance a lane , para poder rotacionar para a jungle e farmar um ou dois campos neutros e retornar a lane para continuar a farmar os creeps. Esse tipo de prática é muito útil e tem um potencial de aumentar para mais de 80 os seus last hits aos 10 minutos de partida.
    Seu carry precisa de um item grande, e é muito frágil no começo do jogo?
    Neste caso continue a controlar a lane para ficar proxima a sua torre, para farmar de forma mais segura. Após fechar o seu item, avance a lane.

Split Push

Quem nunca sofreu com um furion levando as torres enquanto você briga na team fight, não sabe o quanto o split push pode mudar um jogo ou ser irritante.

Já é um conceito focado no mid/late game. Não é um fundamento de carry, porém como a grande maioria dos carrys possuem a capacidade de farmar várias criaturas por minuto com suas habilidades e amplificadores de farm , vale a pena mencionar essa mecânica ou conceito ou estilo de jogo.

Split push, consiste basicamente em : dividir e puxar as lanes do jogo. Geralmente é feito para se obter vantagens para o seu herói e o seu time, devido ao posicionamento do time adversário no mapa.

Muitas pessoas esquecem que o DOTA 2 não é sobre quem mata mais, matar ou não matar não importa tanto assim , já que o objetivo principal do jogo é levar o ancião.
    E para fazer isso você deve levar as torres da linha , até chegar a base inimiga.
    Portanto , estou dando uma dica de como "ganhar" jogos que parecem perdidos , ou em como se aproveitar do mal posicionamento ou erros do time adversário.

Como fazer o split push?

Você deve ir para uma lane em que não tem ninguém para farmar os creeps e avançar a lane em direção a torre. Faça isso várias vezes no jogo até ter conseguido uma boa quantidade de ouro.

Para fazer o split push de modo efetivo, você deve ter três coisas:
    → Ter a exata noção de onde o time adversário está , ou pelo menos , aonde o herói que realmente pode te matar ou cancelar o seu tp está.
    → Ter a capacidade de farmar vários creeps rapidamente.
    → Ter sempre um TP ou uma forma de voltar.

Quando devo recorrer ao split push como carry?

→ Quando a team fight do seu time é pior do que a team fight do time adversário e você precisa de mais itens para poder brigar de forma efetiva e ajudar o seu time.
    → Quando você sabe que o time adversário está no roshan , ou em alguma linha forçando torres ou objetivos como ganks na sua jungle e você tem a completa noção de que ainda está fraco para brigar ou não tem como contestar o roshan.
    → Quando você percebe claramente que o time adversário está se agrupando em direção a suas torres ou barracas, você rapidamente , vai para outra lane , avança os creeps , e tenta forçar a torre do time inimigo, para tentar obrigar alguns herois a voltarem para defenderem a torre ou dar um trade de torre.
    → Quando você possuí um herói quem tem habilidade de ir e voltar facilmente pelo mapa, você pode considerar o split como opção o jogo todo. Procure sempre ir em alguma lane para avançar os creeps e retornar com suas habilidades rapidamente evitando ganks , como tinker , ember , furion , etc...
    De preferência procure avançar quando tiver noção de onde o herói que pode te matar está.

Quando não devo fazer o split push?
    → Quando o seu carry está forte o suficiente para entrar numa briga e causar um estrago , evite splitar e abandonar o seu time. Participe das batalhas.
    → Quando você não sabe onde o(s) herói(s) que pode(m) te matar em um gank está(ão), ou não tem nenhum item para se defender do gank desses heróis , não faça o split.
    Exemplo: Evite splitar contra uma legion , se você não sabe aonde a legion está no mapa, agora se você fechou uma linkes , já pode ser um pouco mais agressivo , mesmo sem ver a legion no mapa, é tudo uma questão de ter a certeza de que o herói adversário ou o time adversário não te matará rapidamente e dará tempo de você fugir. Se você sentir que não vai dar para fugir , não faça o split.
    → Quando o seu time acaba de ganhar uma team fight , evite ir para outra lane e levar. Fique junto com o seu time e leve o máximo de objetivos que você conseguir ( torres , roshan , barracas , etc ..).
    → Quando o time adversário está forçando as t3 para dar mega, não faça split defenda com o seu time, a não ser que você tem a possibilidade de dar um mega sozinho na base inimiga antes do time adversário.

Split push é RAT dota são coisas diferentes.

Split push é um conceito muito amplo, é facilmente confundido com o RAT dota pela forma como o jogador se comporta no game com foco nas torres, porem um bom spliter não é aquele que passa o game todo com foco nas torres , mas sim , aquele player que usa o split para ganhar vantagens para si e para o time , como por exemplo, fechar um bom item ou acrescentar gold ao time todo levando as torres , para depois usar essas vantagem para você e o seu time batalharem melhor nas team fights.

O rat dota consiste em basicamente por pressão nas torres e linhas o TEMPO TODO, o split push, consiste em ganhar ouro com o split para fechar itens e ter maior impacto nas batalhas.

Há vários vídeos no youtube com jogos em que os heróis splitaram para ganhar.

Também é muito comum em jogos profissionais você perceber que o time que está ganhando tende a ficar junto e tentar objetivos claros como torres , tfs ou roshans , já o time que está perdendo se separa para explorar melhor os recursos do mapa (splitando) para assim conseguir diminuir a vantagem que tem o time adversário.

Recentemente também o dotabuff fez um artigo sobre o assunto.

Picks , em brackets baixas , porque o pick não importa tanto assim ?

Um "erro" comum, principalmente dos jogadores nas rankeadas de nível baixo, e dar muita importância ao pick do herói como se o jogo dependesse somente disso.
    Você pode se perguntar , como assim você está louco? É claro que pick importa!!
    Calma , o que eu quero dizer é que , não faz sentido você escolher um herói somente porque ele seria melhor naquele game, ou contra aqueles heróis , se você NÃO DOMINAR O HERÓI .
    De que adianta pegar um Anciet Aparition para counterar um Alchmist por exemplo se você não consegue acertar a ultimate dele direito e no tempo certo. Seu pick foi inútil , - 25 de MMR.

Neste vídeo de um canal de coaching do ecko (6,5 k de MMR) , ele explica o motivo de ele achar porque o pick do herói não importa tanto assim, ele explica que o player é quem faz o herói. Se você pegar um Wraith King e no outro time alguém pegar um magina por exemplo , você não deve enxergar o game como perdido, existe sempre a possibilidade de você ser melhor jogador do que o magina, que deu um pick somente apra tentar ter vantagem sobre você.
    Ele diz que você deve pensar dessa forma: Se você ganhar ou descobrir maneiras de ganhar mesmo estando em desvantagem a tendência é que você suba o nível do seu jogo e consequentemente o MMR.

Se você for um player experiente e dominar vários heróis, nada te impede de procurar ter vantagens sobre o herói adversário com um bom pick.
    Porém se não for, evite picks que você não domina em jogos competitivos. Para jogar de modo efetivo com o herói você precisa treinar com ele antes.

Lembre-se: O dota que você assiste nos campeonatos , não é como o dota que você joga nas suas rankeadas , entenda que existe um abismo de diferença entre o profissional e as rankeadas.
    Exemplo: Não saia pickando naga suporte contra um void , só porque vc viu no TI 6 o povo fazendo, treine primeiro com o herói e veja se é viável fazer a mesma coisa nas rankeadas.
    ...........................................................................................................................................................

Espero que tenham gostado das dicas.
    Assim que puder e aprender vou ensinando mais coisas.
    Abraço a todos.
    ffarias, accidental, LR e 14 outros curtem isto.
  2. Babo

Babo Iniciante

Registado em:
    17 Dezembro 2013
    Curtidas Recebidas:
    126
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    Babo
    Murilo, que homem! Melhores tópicos 2016
    -oliruM- curte isto.
  3. Elem3nt

Elem3nt Redator

Registado em:
    30 Dezembro 2015
    Curtidas Recebidas:
    256
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    ElementK
    Até eu parei pra ler e absorver conhecimento. Eu casava!
    -oliruM- curte isto.
  4. pstale

pstale Membro

Registado em:
    21 Agosto 2011
    Curtidas Recebidas:
    2,902
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    pstale
    Muito bom!

Só pra deixar registrado, é eu que controlo a lane pra ele nos pubs.
    ___T4z e -oliruM- curtem isto.
  5. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    723
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Não faz mais do que a obrigação, fica se matando pro off e eu tenho que ir te socorrer, daí a lane avança.
    É brincadeira mais uma vez gente, é bom falar se não o povo acredita rs!
  6. rraptor7

rraptor7 Redator

Registado em:
    28 Setembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    518
    Pontos de Troféu:
    93
    Legal o tópico, mas 99% do pessoal da minha bracket pega hero que nem sabe jogar. Eu mesmo já cansei de dar support para carry retardado, mas no final a culpa é minha.

Hoje o maior problema em rankeadas são os "boost" MMR, sempre esses players pegam invoker ou slark e como a maioria são 5/6k teu time leva um couro. Se a Valve sabe disso eu não sei, e não vejo uma solução atualmente para o problema.
  7. Elem3nt

Elem3nt Redator

Registado em:
    30 Dezembro 2015
    Curtidas Recebidas:
    256
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    ElementK

Concordo que hoje os boosters atrapalham muito as rankeadas desde os 2k, porém não os vejo como o principal problema. Nós somos o principal problema. A comunidade além de muito tóxica não faz nada para mudar isso, mas isso é uma discussão alongada de anos e se entrarmos nesse assunto vamos tirar o foco do tópico. :D
  8. justiceiro

justiceiro Ex-moderador, não respondo pelo fórum

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,211
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Só um detalhe que pode ajudar a esclarecer: tem um campo neutro perto da safe lane de cada time. Então quando perceber qua lane avnaçou a ponto de atravessar a torre inimiga depois dos XX:30 segundos, você pode ir no campo neutro ali do lado e matar uns 2 creeps e até fazer um stack. Se você estiver na radiant, o mid também pode fazer isso, o que é uma baita vantagem, porque enquanto tu faz isso, da pra ir pegar a runa também. Na off eu nem recomendo, porque só pra tu chegar no campo mais próximo tu vai perder quase 45 segundos, o que é mais de uma wave.

E memso que você não seja carry, você pode usar essa informação a seu favor. Se a lane recuou e seu carry inimigo sumiu, ele provavelmente ta lá no campo neutral dele, e com vida baixa por causa do dano dos neutral. Se isso num é hora de uma smoke, eu num sei o que é.
  9. erickalemaoo

erickalemaoo Iniciante

Registado em:
    25 Outubro 2014
    Curtidas Recebidas:
    16
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    149988135
    sobre a parte de controle de lane, um suporte que nao sabe zonear acaba atrapalhando o controle, pois vai la bater no off laner inimigo e agra todos os creeps da lane pra bater nele, enquanto os seus continuam batendo nos deles
  10. Flah_Los

Flah_Los Colaborador

Registado em:
    21 Novembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,243
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los
    Isso o HC resolve se forçar deny quando os creeps tiverem 50% de vida e não deixar o deny apenas para o last hit.
  11. jaumdoidu

jaumdoidu Iniciante

Registado em:
    27 Agosto 2014
    Curtidas Recebidas:
    20
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    67452997
  12. _HotPants_

_HotPants_ Iniciante

Registado em:
    2 Setembro 2016
    Curtidas Recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    25899326
    muito bom todo o guia, parabens mais uma vez, pena que estou sem pc pra jogar, queria muito praticar com essas dicas.

Partilhar esta Página