Ontem, no reddit do dota 2, um grupo de artistas fez um post denunciando as mudanças que a valve tem feito ao longo dos anos na distribuição dos lucros proveninte da venda de itens no workshop do dota 2. São muitos detalhes, mas vou tentar fazer uma explicação mais sucinta.
Workshop, o que é e como funciona(va)?
Sendo Dota 2 um jogo free-to-play, a Valve tenta manter o jogo lucrativo vendendo itens do jogo para seus usuários, geralmente itens cosméticos ou ingressos para assistir campeonatos. Para produzir conteúdo constamente, a valve, ao invés de contratar artistas particulares, optou por usar o workshop. Basicamente, workshop é um site da valve onde qualquer um pode criar um item pro jogo e, se os membros da comunidade aprovarem e a valve aceitar, esses itens serão vendidos e o criador do iten recebe uma parte dos lucros.
Segundo o que os artistas falaram, o que dá realmente lucro são os baús. Os lucros dos baús são divididos igualmente entre os artistas que tem itens nele. A vavle pega o valor que o cara pagou no bau, fica com 75%, e distribui o restante entre os artistas que fizeram os itens (essa divisão é feita independente da raridade do iten, todos os contribuintes do bau recebem a mesma quantia). Esse esquema costumava ser sustentável, atraindo artitas talentosos e e tornando o mercado competitivo o suficiente para garantir qualidade. A situação era tão boa que alguns artistas dedicavam 100% do tempo deles fazendo itens. E tudo ia bem até que...
Surge o battle pass
Em 2015, a valve anunciou os Major, campeonatos feitos de 3 em 3 meses na época, e junto com ele os battle pass. Os battle pass oferecem diversas vantagens, como o acesso aos baús e também permite que os usuários conquistem sets ratos jogando. A princípio era uma boa idéia pros artistas, saber exatamente quando as vendas dos baús aconteceriam e poder se planejar para elas. Mas, com o battle pass, a valve decidiu redistribuir os lucros. Agora, o battle pass e os baús vendidos nele repassariam apenas 12.5% do valor total (antes era 25%). Além disso, não haveria mais distinção entre o lucro dos primeiros e dos últimos baús do battle pass, o que faz sentido, pois os baús lançados por último vendiam menos pois os usuários ja tinham feitos várias missões, etc.
Apesar do corte, os artistas ainda toleraram as mudanças, mas nessa altura do campeonato, eles ja começavam aperceber os problemas do sistema da valve. Primeiro que a decisão foi totalmente unilateral, a valve disse que ia ser assim por um e-mail e pronto, não deu chance dos artistas contestarem ou mesmo desistirem. Além disso, ela avisou muito em cima da hora os artistas que ela queria os itens eles no battle pass(algo que foi resolvido esse ano). Com os battle pass, a valve praticamente eliminou a possibilidade de lucrar fora dessa época, ou quem colocasse algo com tema diferente(esse agora o tema é agua) simplesmente não era aprovado e ficava 5 meses sem nenhuma perspectiva de lucro.
Mas esse não é o fim da história ainda.
Fall Major 2016
Quando o major de boston aconteceu e os batle pass foi vendido, os artistas colocaram seus itens lá e esperaram pelo resultado das vendas, que só é liberado depois que o último tesouro é lançado. Quando os resultados chegaram, ficou claro que os artistas só estavam recebendo por vendas de báus, não estavam recebendo nada pela venda dos passes! As vendas dos passes eram muito importantes, até porque (teoricamente)é com elas que se paga os sets que são liberados ao fazer as missões. Mas não, a valve resolveu dividir com os artistas somente os lucro dos baús, não importando em que set ele trabalhou e pra onde ele foi. Essa mudança equivaleu a diminuir em 6 vezes o lucro dos artistas, de 25% para 6% das vendas da valve. Os artistas, obviamente, se revoltaram e demandaram respostas, tentado entrar em contato com o Gabe Newell, Erik Jhonson e o próprio time de dota 2. A resposta foi, supreeendemente,
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...silêncio
Frustrados, alguns artistas começaram a abandonar o sistema. Em comparação, o sistema do CS:GO paga melhor e continua saudável. Outros, com medo de represárias ou de serem cortados pela valve se mantiveram calados. Enfim, teve aqueles que decidiram se unir e fazer essas denúncias, que você pode ler na integra aqui.
Essas denuncias certamente me preocupam, pois já tentei várias vezes lançar alguma coisa no workshop, mas nunca investi mais com medo de não ter retorno. Agora chegam essas denúncias e me pergunto se devo continuar com os projetos que ja iniciei em particular.![]()
"Valve cortou nosso lucro de 25% para 6%", dizem artistas do workshop
Discussão em 'Notícias' iniciada por justiceiro, 30 Março 2017.
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Discussão em 'Notícias' iniciada por justiceiro, 30 Março 2017.