Venomancer - Um verdadeiro core de utilidade

Discussão em 'Geral' iniciada por raphaelms07, 8 Julho 2017.

1. raphaelms07

raphaelms07 Colaborador

Registado em:
    1 Maio 2017
    Curtidas Recebidas:
    32
    Pontos de Troféu:
    13
    Já faz algum tempo que Venomancer está se estabilizando como um pick popular. O que começou com uma tendencia chinesa de usa-lo no mid evoluiu para o 11° herói mais pickado durante as qualificatórias para o The International desse ano assim como o carry mais pickado para a safe lane também

Mas o que faz o Venomarcer ser um herói tão forte no meta e por que os times estão valorizando tanto ele?

O MELHOR CORE DE UTILIDADE

Apesar de estar sendo usado na safe lane, Venomancer não apresenta nenhuma característica clássica de carry. É pouco provável que ele ganhe o late game por conta própria e certamente não pode destruir construções*. Não, Venomancer é um core de utilidade, o tipo que você veria geralmente na off lane. A build de seus itens são muito dinâmicas e podem ser facilmente ajustada para cada jogo. Enquanto o Veil of Discord é um item bem comum para ser comprado, todos os itens depois desse são bem flexíveis. Alguns jogadores optam por Midas para aumentar seus níveis o mais rápido possível e chegar no talento do nível 25 (mas sobre isso depois) e alguns vão para a tradicional Aghanim's Scepter, Outras escolhas comuns incluem Solar Crest e Heaven's Halberd. Dois itens que fazem com que o Venomancer tenha um papel mais ativo nas teamfights ou especificamente para counterar algum herói, como Bristleback.

E geralmente é essa a função do Venomancer em muitas line-ups. A forma como ele cria seus itens** está diretamente relacionada a counterar um herói em especifico, já que ele só precisa de alguns itens para completar seu papel principal na partida.

PUSH E CONTROLE

A habilidade Plague Ward do Venomancer é facilmente uma das coisas mais chatas de se lidar no Dota. Elas podem se tornar um tanto resistentes, dão visão e causam uma quantidade descente de dano. Elas são excelentes para empurrar lane e cercar as torres, assim como também são difíceis de destruir. O talento de Venomancer ao chegar no nível 25 aumenta o HP de cada uma dessas para 1350 e nesse ponto não importa qual suporte for, ele não vai ser apto para lidar com uma dessas wards. E isso sem contar com o ataque aumentado em 3x, que podem derreter construções bem rápido se der tempo dele colocar algumas dessas wards no local. É por isso que Venomancer é um carry de safe lane tão desejado, pois desse jeito ele consegue toda experiencia e gold possível, até mesmo adicionando Midas, item que muitos jogadores fazem para ele.

Venomancer é um herói que fornece muito controle para o time. Ele pode fornecer muita visão e colocar suas wards em locais que deem vantagens em teamfights. Ele reforça times em posições desfavoráveis e não é fácil de matar, não com tantas builds que ele pode fazer, tornando difícil impedi-lo de usar seu ultimate devastador.

Outra vantagem de Venomancer é que ele não pode ser deixado sozinho, tanto na lane fase quanto no mid game. Ele tem vantagem na maioria dos 1vs1 e precisa de experiencia de qualquer forma. E no mid game, Venomancer está sempre procurando fazer split push enquanto o resto do time está focado em criar espaço.

E por ultimo, Venomancer é um pick bastante flexível. Como dito antes, os Chineses começaram a picka-lo como mid e alguns meses depois EG.Zai mostrou que ele também pode ser um excelente suporte de jungle que pode até farmar de forma eficiente. Picka-lo no inicio não necessariamente revela muita coisa e ele também não pode ser facilmente counterado de form direta, especialmente por ele ser um core de utilidade.

IDEAL PARA O META

O meta atual favorece um pouco mais os heróis de mid e roamers, com muita enfase no sucesso na fase inicial. Como resultado, há também muita enfase no mid game onde times procuram pelo snowball ou prevenir que esse impulso aconteça. Hard carrys clássicos estão raros nesses dias e a 1° posição é preenchida com cores de utilidade e heróis de teamfight, como Bristleback, Faceless Void e é claro Venomancer.

Durante as qualificatórias para o TI7, Venomancer foi o 11° herói mais pickado com 46% de win rate e mais impressionante que isso é o fato dele ter sido banido 121 vezes, fazendo dele o 5° herói mais banido das qualificatórias. A presença dele no meta também faz com que outros heróis brilhem e se tornem relevantes, como Ancient Aparition e BloodSeeker que tem boa sinergia com Venomancer.

Venomancer cabe tão bem nesse meta na teoria, que por isso Icefrog viu que era necessário reduzir seu ganho de força no seu recente patch 7.06e. E como resultado, Venomancer já está sendo pickado bem menos durante o campeonato decorrente, MDL, com apenas 4 aparições e apenas uma delas resultou em vitória. E além do mais, apesar do nerf, os times começaram a se adaptar a esse herói, lentamente diminuindo sua popularidade. Isso não quer dizer que você não possa mais ganhar com esse herói nas suas pubs. Venomancer sempre será um pick viável, mesmo com sua queda de popularidade.

Fonte:
    https://pt.dotabuff.com/blog/2017-07-06-venomancer--a-true-utility-core

NT
    * Eu tenho bastante certeza de que essa parte está traduzida errada. se quiserem dar uma olhada na versão original e puderem me dizer como eu deveria traduzir essa parte eu agradeceria

** Itemization.... Cara, como eu queria que tivesse uma palavra única em português que descrevesse essa palavra tão importante no Dota. ao pé da letra seria itemização. Estranho né?

OBS 1. Optei por deixar muitos termos em inglês pelo fato de que eu acho que a maioria dos jogadores avançados (publico alvo) estão mais acostumados com esses termos, como mid game, lane fase etc, do que com os mesmos termos em português. Não que eu não pense no pessoal que fala borboleta ao invés de butterfly no dota, mas é questão de maioria....

OBS 2. Aportuguesei algumas palavras pelo simples fato de que na comunidade brasileira elas são faladas dessa mesma forma, como pickar por exemplo. é claro, eu não traduzi push lane como puxar lane pq não faz sentido e isso a gente fala errado e n tem desculpa. (pelo menos foneticamente errado)
    --- mesclado: 8 Julho 2017 às 06:28 ---
    Como eu tava puto pq quase n tem conteudo avançado ou intermediário de dota em portugues e tmb sou ruim de mais pra achar que posso criar meu próprio conteúdo, resolvi fazer algo pela comunidade. Vou tentar sempra traduzir as paradas que postam no dota buff e em outros lugares interessantes que falam sobre meta, cenário competitivo em geral, psicologia e outras bobágens que eu achar que valem apena ser vista pelo publico hueBR
    justiceiro curte isto.
  2. _HotPants_

_HotPants_ Iniciante

Registado em:
    2 Setembro 2016
    Curtidas Recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    25899326
    muito bom cara, pode trazer mais coisas que vou ler sempre, no dota era comum se jogar de venomancer carry (era só botar uma butterfly que o infeliz matava demais), isso caiu com o dota 2 mas ele é muito versátil mesmo, passei muito tempo sem picka-lo, mas depois de ganhar o primeiro set dele, joguei para testar e me lembrei como é divertido jogar com ele, é bom ver que está sendo usado no competitivo.

Partilhar esta Página